quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

2009 promete... ser um péssimo ano para o futebol do Rio.

As transferências de jogadores entre os times brasileiros estão a todo vapor. Fato absolutamente comum em todo mês de dezembro. Mas uma coisa incomum está acontecendo e muito me assustando: o grande número de jogadores saindo de clubes do Rio de Janeiro para clubes do estado de São Paulo.

O mais alarmante nessa estória é que não estão saindo Jailtons ou Zárates da vida. Estão indo embora do Rio nossos melhores jogadores. Renato Silva, Washington e Junior Cesar já foram contratados pelo São Paulo, podendo Arouca ser o próximo a acertar com o Tricolor Paulista. Mádson e Lúcio Flavio já são jogadores do Santos, que também deve tirar Triguinho do futebol carioca. Isso sem falar na “perna” que o Corinthians deu no Flamengo ao contratar Ronaldo, o Fenômeno.

Uma explicação para essa debandada rumo às terras paulistas é, logicamente, o poderio econômico do estado de São Paulo. Mas essa está longe de ser a principal razão. O grande motivo que está levando nossos jogadores para nosso estado vizinho é o desejo que eles têm de jogar em São Paulo.

E por que eles desejam isso? Fácil de responder. Enquanto a Federação Paulista de Futebol (FPF) promove campanhas educacionais, visando à juventude, os cartolas da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) estão preocupados em escolher para quem será entregue o Troféu Eurico Miranda. Enquanto víamos a FPF denunciar uma suposta tentativa do São Paulo Futebol Clube subornar Wagner Tardelli, árbitro que apitaria o último e decisivo jogo do Tricolor Paulista no Brasileirão, também víamos o Bangu, time que tem como torcedor o atual presidente da FERJ, ser claramente beneficiado pela arbitragem na Segundona do Estadual do Rio. Enquanto os times pequenos do estado de São Paulo se reforçam para disputar o Estadual de 2009 com nomes desconhecidos que podem surpreender ou jovens promessas (http://colunas.globoesporte.com/futebolcaipira/), os pequenos do Rio preferem investir em veteranos que sobrevivem de seus nomes, como Júnior Baiano, nova contratação do Volta Redonda, e Viola, novo jogador do Resende. O que não falta é resposta para a pergunta feita na primeira linha deste parágrafo.

Temo pelo Estadual de 2009 no Rio de Janeiro. Qualidade técnica? Baixa. Preço dos ingressos? Alto. Depois do Estadual de 2002, o famoso “Caixão”, o próximo Campeonato Carioca tem tudo para ser o pior dos últimos anos.

Para encerrar este texto apocalíptico, nada mais coerente do que dá-los uma péssima notícia. Rubens Lopes, discípulo de Caixa D’água e atual presidente da FERJ, teve seu mandato prorrogado até 2014. Acho que acabei de dar mais uma resposta à pergunta feita no quarto parágrafo.

11 comentários:

Mauro de Bias disse...

É triste, cara. Só tem nuvens negras sobre o futuro do futebol do Rio.

Ps.: Seu texto foi muito estilo Ricardo Boechat, pessismista até dizer chega, hahaha.

Mas diante de uma situação dessa nem tem como ser otimista. E eu ainda to muito desconfiado desse acordo do Fluminense com a Traffic. To com medo de ser uma MSI no tricolor.

Unknown disse...

asuhaushuahsua
A sorte do mengão é ter o Obina xD
merece destaque o novo clássico: Caxias X Vasco

Anônimo disse...

oiiiee!
estou comentando no seu blog diretamente dos states! hahaha

seu bolg continua liindo, assim como vc!
beijos

Anônimo disse...

Maicossuel é o cara!

Mauro de Bias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauro de Bias disse...

Hauhauhauahha.

Tenho que rir do comentário do Marcos.

Anônimo disse...

2009 ja começou e vc nem postou nada!

VAAAMOOOS!

Anônimo disse...

huahsuahuhuashuashuash
to dizendo q maicosuel é o cara...

Anônimo disse...

por quais motivo, razão, circunstancia... vc parou de escrever?

Leio seu blog sempre que tenho oportunidade e voce nao escreve mais!

abraços.

Mauro de Bias disse...

Profecia se cumprindo...

Mauro de Bias disse...

Acho que esse post foi o maior FAIL da sua vida, Petti. Hahaha.