terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Última rodada.

Os clubes cariocas chegam a última rodada do Brasileirão em situações diferentes. Dois desesperados, um apático e um tranquilo.

Do lado dos desesperados estão Vasco e Flamengo. Pode parecer estranho eu considerar como desesperado um time que está na quinta posição do campeonato. Mas não é, devido ao panorama traçado para o ano que vem, caso o Rubro-negro não se classifique para a Libertadores. Segundo o site do Globo Esporte, se a classificação não vier, as contas para o orçamento de 2009 terão que ser refeitas e a venda de jogadores deverá ser inevitável, sendo o lateral Juan, um dos melhores do atual elenco, um dos candidatos a deixar a Gávea devido a alta multa recisória de seu contrato, seis milhões de Euros. Quando lembro do estrago que as saídas de Marcinho, Renato Augusto e Souza provocaram, vejo que a situação do Fla é, realmente, desesperadora.

O outro carioca desesperado, o Vasco, ao contrário de seu maior rival, não deve pensar ainda sobre o próximo ano. Todas as suas atenções devem estar voltadas para o próximo domingo, quando enfrenta o Vitória, em São Januário. A situação do Time da Colina é desesperadora, pois, além de estar na zona de rebaixamento faltando apenas uma rodada para o término do campeonato, não depende só de si para permanecer na primeira divisão. Para escapar da queda, o Vasco deve ganhar do Vitória e torcer para que, no mínimo, dois de seus adversários diretos, Náutico, Atlético-PR e Figueirense, saiam derrotados de seus jogos. Só um milagre salva!

O apático dos quatro é o Botafogo. Melhor ainda, apáticos estão os jogadores do Botafogo, o que tem provocado uma reação nada calma na torcida alvinegra. Vide o último domingo, quando os jogadores foram muito hostilizados pelos pouco mais de três mil botafoguenses que compareceram ao Engenhão e assistiram a quinta derrota de seu time nos últimos seis jogos. Apesar do péssimo fim de ano, a vaga na Sul-americana não está ameaçada.

Após passar 37 rodadas lutando para se livrar do fantasma do rebaixamento, o Fluminense chega à última rodada com um objetivo diferente: garantir sua vaga na zona da Sul-americana. Para isto, basta vencer o já rebaixado Ipatinga, no Maracanã. Além disso, a torcida pó-de-arroz ainda pode ver Washington, que tem apenas um gol a menos que o atual artilheiro Kleber Pereira, se tornar o maior goleador do campeonato. Quer mais tranquilidade do que isso?

Nenhum comentário: