segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Que ano para o Vasco! Ainda bem que acabou.

Começou mal, continuou mal e terminou mal. Assim foi o ano de 2008 para o Clube de Regatas Vasco da Gama. Um ano que, por pior que tenha sido, não deve ser esquecido, pois são com os erros que se aprende a chegar aos acertos.

Começou mal porque o Vasco não fez uma boa campanha no Campeonato Estadual. Foi o único time grande que não disputou uma final de turno, já que foi eliminado pelo Flamengo na semi da Taça Guanabara e pelo Fluminense na semi da Taça Rio. Se não fosse o fato dos times pequenos não poderem jogar em casa contra os grandes, o Vasco, provavelmente, nem teria se classificado às semi-finais dos dois turnos.

O ano prosseguiu mal porque, no dia 28 de maio, o Time da Colina decepcionou sua torcida ao ser eliminado, em São Januário, da Copa do Brasil pelo Sport. A classificação levaria o Vasco à final do torneio, mas Edmundo tratou de acabar com as chances de título ao isolar a bola em sua cobrança durante a disputa de pênaltis que decidiu o confronto.

Exatamente um mês depois da desclassificação na Copa do Brasil, Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco, foi eleito presidente do clube, dando fim à Era Eurico Miranda. A essa altura do Campeonato Brasileiro, já haviam sido disputadas oito rodadas e o time possuía apenas 11 pontos. A esperança de que a campanha no Brasileirão melhorasse com a chegada de Dinamite era grande, porém não foi isso o que aconteceu. A equipe continuou muito mal e o péssimo desempenho resultou no que foi visto ontem, em São Januário: derrota e rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

É claro que o principal responsável pela situação atual do Vasco é Eurico Miranda. Mas isso não quer dizer que Dinamite não tenha culpa no fato do Time da Colina ter sido rebaixado. Um erro seu foi ter deixado Morais ir jogar pelo Corinthians. Por mais que o jogador estivesse insatisfeito no Vasco, ele era o melhor jogador do elenco, o mais promissor e foi o artilheiro da equipe no Campeonato Estadual. Além disso, por ter sido formado nas divisões de base do clube, Morais, certamente, seria um dos jogadores mais empenhados em evitar que seu time fosse rebaixado.

Mesmo com o rebaixamento tendo sido consumado a menos de 24 horas, a diretoria do Vasco já deve estar elaborando o planejamento para jogar a Série B do Brasileirão 2009. Se não estiver, já está atrasada.

Um comentário:

Anônimo disse...

ahh...q pena q o meu Vascao foi rebaixado....
mas é assim né...
depois ele sobeee..
e ano q vem..sera q é o mengãão q sera rebeixadoo?
nunca se sabe, néé!

beijão e otimos posts.